UM BLOG DIRETO
AO PONTO
IMG-POST

Você olhou para o espelho hoje?

Caro leitor,

 

Abaixo, destaco algumas das matérias que tive o (des)prazer de assistir durante a minha passagem pela querida faculdade de Administração:

 

– Administração Contábil I e II

– Administração Financeira I e II

– Administração Estratégica

– Administração da Produção I e II

– Gestão de Pessoas (HAHAHAHA essa é a melhor #not)

 

Para não ficar apenas no campo da Administração, e também para sair um pouco do ranço “Bahia”, “Nordeste”, etc, segue abaixo as matérias que cursei durante minha Pós em Marketing na Insper (hoje, uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil):

 

– Administração Financeira de Marketing

– Planejamento Estratégico de Marketing

– Comportamento do Cliente

– O Cliente e o Mercado I

 

Depois de quase 6 anos vivenciando essas incríveis experiências, posso garantir três coisas para vocês:

 

1- Não faço ideia de como faz um balancete, uma conta T e muito menos um digno Balanço Patrimonial;

2- Estratégia, na teoria, é uma das coisas mais lindas (e inúteis) que o ser humano já criou;

3- GERIR PESSOAS NÃO EXISTE! Quando falamos de seres vivos, existe cuidar, respeitar, amparar… Gerir, jamais!

 

Ok, pode até ser que seja um problema exclusivamente meu, das instituições que cursei ou até mesmo que tenha sido um timing ruim, má sorte, sei lá… Mas ai, quando olho para algumas das frequentes pesquisas que rondam o meio corporativo, sempre me vem a pergunta: será mesmo?

 

– 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho (http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2015/04/72-das-pessoas-estao-insatisfeitas-com-o-trabalho-aponta-pesquisa.html)

– Metade das empresas no Brasil fecha após quatro anos (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/09/1677729-metade-das-empresas-fecha-as-portas-no-brasil-apos-quatro-anos-diz-ibge.shtml)

– Brasil está entre os piores em ranking mundial de educação (http://exame.abril.com.br/brasil/brasil-esta-entre-os-8-piores-em-ciencias-em-ranking-de-educacao/)

 

Oras, se ensinamos a todos os nossos estudantes como Gerir Pessoas, Administrar Custos, Planejar Produção e Entender o Comportamento do Cliente, por que diabos existem números tão colossais como os dois primeiros em nosso país? E se “ensinamos”… por que somos um dos piores do mundo em educar?

É bem provável que você seja uma daquelas pessoas que, assim como eu, também acredita que a educação no Brasil (e no mundo, em geral) precisa sofrer uma IMENSA reformulação. Se esse for seu caso, me ajuda, leitor: se as instituições de ensino nos educam para viver o PASSADO e o emprego nos assola com o PRESENTE, quem irá nos preparar para o FUTURO?

 

A resposta é dura. E está na frente do seu espelho.

 

Desapegue da família, do seu trabalho atual e das tradicionais instituições de ensino. O seu futuro profissional e pessoal depende da única coisa que pode lhe tirar da zona de conforto: você.

A Três Pontos nasceu como Apresentações, ano passado lançamos a Digital e esse ano iremos lançar mais duas empresas. Estamos nos preparando para entrar no meio exponencial e Deus sabe onde estaremos em 2018 (se ele tiver cursado Administração Estratégica, claro #not).

Não tem um dia, um mísero dia, que não nos questionamos, não nos divertimos e não buscamos evoluir. Se vamos chegar lá? Não sei. Mas “gerir pessoas”, estar “insatisfeito no trabalho” e “estacionado no conforto” nunca será nosso forte. Espero que também não seja o seu.

 

#pas

 

"Alguém cuja curiosidade insaciável trabalha duro para atingir um viés criador"

Seja o primeiro
a comentar!

Deixe um comentário